sábado, 14 de maio de 2011

Resenhando resenha

 Ana Jacqueline da S. Barbosa¹



A obra Resenha faz parte de uma coleção de livros das autoras Anna Rachel Machado, Eliane Lousada e Lília Santos Abreu-Tardelli, este livro é o segundo da série, precedido pelo livro Resenha. A criação desta coleção foi estimulada pela presença de muitas dificuldades encontradas na produção de gêneros acadêmicos. O objetivo principal desta série de livros como um todo é o de suprir a falta de material didático para a leitura e produção desses gêneros específicos, nesse caso o gênero Resenha.
O livro contém cento e vinte três páginas e está dividido em seções, diferenciando-se assim de outros livros que são divididos em capítulos. No geral, esta obra é formada por dez seções, cada seção aborda um tema a ser discutido de forma didática, através de fundamentação teórica, exemplos e exercícios práticos, como Egon de Oliveira Rangel² expõe em sua apresentação no livro “A melhor forma de ensinar/aprender uma prática é...praticar.”.
A seção número um é intitulada “Diferenciando o resumo da resenha na mídia”, que expõe de forma sintética a diferença básica entre esses gêneros. Seguindo a mesma linha, a seção dois também aborda uma relação baseada na utilização do gênero resenha em situações distintas, nesse contexto a seção é chamada de “As resenhas em diferentes situações de produção”, com isso, é possível que observemos a existência de vários tipos de resenhas, algumas com nome específico e outras que muitas vezes não são nomeadas. A primeira e a segunda seções ao término da fundamentação teórica que é trabalhada de forma resumida pode dificultar o entendimento do leitor sobre à diferença entre os gêneros resenha e resumo, e as diferentes situações de uso e introdução do assunto em questão, seguem com exemplos e exercícios que facilitam a assimilação do conteúdo.
Nas seções três, quatro e cinco, a temática abordada é a resenha em seu âmbito estrutural, como a identificação das partes de uma resenha, relações entre as idéias que são dadas através de organizadores textuais (conectivos) e comentários feitos pelos resenhistas, como e porque o fizeram. Esses casos acontecem nestas três seções, respectivamente, “O plano global de uma resenha acadêmica (prototípica)”, “Os mecanismos de conexão: o uso dos organizadores textuais” e “A expressão da subjetividade do autor da resenha”.
Partindo para outro elemento na produção de resenhas, a seção seis “Procedimentos de inserção de vozes: diferentes formas de menção ao dizer do autor do texto resenhado e de outros autores”, trabalha especificamente como o título já mostra, na inserção de vozes, ou seja, utilizar na resenha fragmentos do texto original ou de outros textos, e saber como fazer essa inserção para que essa “voz” não seja apresentada como idéia do resenhista.
“O diário de leitura: ferramenta para uma leitura crítica do texto” é o título da sétima seção que expõe uma estratégia que ajuda na produção da resenha, sabe-se que para resenhar um livro ou um texto qualquer é preciso o conhecimento do texto que irá ser resenhado, conhecer o texto significa lê-lo e escrever o diário reflexivo de leitura segundo Machado. A compreensão do texto deve ser trabalhada tanto no caráter estrutural como contextual que é visto de forma detalhada na seção oito “A compreensão global do texto a ser resenhado”.
As seções nove e dez, já se direcionam para a prática, induz o leitor a produzir sua resenha e depois fazer sua auto-avaliação, respectivamente, “Elabore sua resenha” e “Avalie você mesmo”, que os próprios textos já falam por si a intencionalidade de cada seção.
A leitura do livro resenha para alguns leitores interessados na produção desse gênero é muito interessante, pois, de forma didática pode-se aprender como elaborar uma boa resenha, baseada em exemplos obviamente, pois, em embasamentos teóricos o livro deixa a desejar. Através desses muitos exemplos apresentados no livro é possível fazer a relação entre os diferentes tipos de resenha, o que é de grande importância, por não ter um modelo de preconizado que deve ser seguido, cada leitor/produtor tem sua identidade que deve ser respeitada, com a leitura desse livro pode-se dizer que é um livro razoável para ser utilizado como base na produção desse gênero.
A obra de Anna Rachel Machado, Eliane Lousada e Lília Santos Abreu-Tardelli, possui imperfeições nas fundamentações teóricas, para melhor entendimento do leitor poderia conter mais explicações sobre o assunto, opiniões de outros autores e não estabelecer a exposição de como produzir a resenha através de exemplos, não diminuindo a importâncias desses modelos. Como foram falados acima, os exemplos auxiliam muito o leitor, mas, a utilização apenas de exemplos como base na produção desse gênero poderia atrapalhar, pelo fato do leitor/produtor seguir um modelo, com isso, suas resenhas seriam produzidas como meras cópias de modelos a serem seguidos.
Outra estratégia de aprendizagem e prática presente no livro são os exercícios que levam o leitor a raciocinar e observar bem o texto tentando assim “colher dados” que ajudarão no entendimento e identificação das partes de uma resenha, mas, por se tratar de uma obra produzida para pessoas que já não estudam mais e para pessoas que estão no ensino superior, essa quantidade exagerada de exercícios torna-se desnecessária, por já existirem muitos exemplos. No geral, é um bom livro com suas imperfeições é claro, mas, que auxiliam muito os leitores na produção do gênero resenha pela linguagem acessível, exemplos e exercícios práticos.
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¹ Graduanda do curso de letras da Universidade Federal de Campina Grande.
² Professor do Departamento de Lingüística da PUC-Sp, membro do comitê Assessor da Secretaria de educação Superior (SESu).

2 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Jacqueline! “A melhor forma de ensinar/aprender uma prática é...praticar.”. Por isso, e inspirado no seu resultado, vou eu cá laborar as minhas :)

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  2. Parabéns pela reseha!!
    Você me convenceu que este livro vale a pena ser lido. Era exatamente o que eu estava procurando, algo que me guiasse para o aprimoramento das minhas produções.

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