quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dicas para a elaboração de relatórios

O principal objetivo de um relatório é divulgar/registrar dados de obtidos e analisados mediante pesquisas, execução de serviços ou experiências. Existem vários tipos de relatórios, tais como: técnico-científicos; de viagem; de estágio; de participação em eventos; administrativos, dentre outros.
Relatório Técnico-científico
       O relatório técnico-científico é um documento que retrata formalmente os resultados ou progressos obtidos em investigação de pesquisa e desenvolvimento. Este documento apresenta de forma sistemática informações, traça conclusões e faz recomendações. É estabelecido em função sob responsabilidade de uma pessoa ou instância a quem será submetido. O Produtor deverá apresentar em seu relatório os seguintes elementos:
1º.   Capa: as informações são transcritas na seguinte ordem: nome da instituição; nome do autor; título; subtítulo (se houver); local e ano.
2º.   Errata: Lista de erros tipográficos ou de outra natureza, com as devidas correções e indicações das páginas para a localização. A errata deve ser apresentada da seguinte maneira:
ERRATA
Folha          Linha          Onde se lê          Leia-se
-                   -                       -                         -
3º.   Folha de rosto: deve conter: o nome da organização responsável, com subordinação até o nível de autoria; título; subtítulo (se houver); nome do responsável pela elaboração do relatório; local; ano da publicação.
4º.   Sumário
5º.   Listas: relação das tabelas e ilustrações que aparecem no texto, sua sequência deve obedecer à apresentada no texto. As listas têm apresentação similar ao do sumário, quando pouco extensas, as listas podem figurar sequencialmete na mesma página que o sumário.
6º.   Resumo: o resumo deve ser constituído de uma seqüência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 500 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores.
7º.   Texto: o texto dos relatórios técnico-científicos contém as seguintes seções fundamentais:
1.      Introdução – onde deverão ficar definido os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração, bem como as relações existentes com outros trabalhos; não deve dar detalhes sobre a teoria experimental, nem os métodos e resultados, ou ainda antecipar as conclusões e recomendações, mas apenas apresentar o assunto como um todo, sem detalhes;
2.       Desenvolvimento: é a parte mais importante do texto, onde é exigido raciocínio lógico e clareza. Deve ser dividido em tantas seções e subseções quantas forem necessárias para o detalhamento da pesquisa ou estudo realizado (descrição de métodos, teoria, procedimentos experimentais, entre outros elementos); as descrições apresentadas devem ser suficientes para permitir a compreensão das etapas da pesquisa, mas as minúcias de provas matemáticas ou procedimentos experimentais, se necessárias, devem constituir material anexo; as ilustrações ou quadros essenciais à compreensão do texto também devem ser incluídos nessa parte do relatório;
3.      Resultados, conclusões e/ou recomendações: nessa seção devem figurar, clara e ordenadamente, as deduções tiradas dos resultados do trabalho ou levantadas ao longo da discussão do assunto; recomendações são declarações concisas de ações, julgadas necessárias a partir das conclusões obtidas.
8º.   Referências bibliográficas: A ABNT adota o termo Referências de forma genérica, já que há na atualidade uma grande diversidade de fontes de informação, bibliográficas e não bibliográficas. Este constitui um elemento obrigatório.  Relação de um conjunto pré-estabelecido de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação no todo ou em parte. Os elementos essenciais são: Forma de entrada (autores pessoais, autor entidade e título); Título e subtítulo; Edição; Local de publicação; Editora e Data.
9º.   Apêndices: É a matéria suplementar, tal como: leis, questionamentos ou estatísticas, que se acrescenta ao relatório como esclarecimento ou documentação.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário