quarta-feira, 25 de maio de 2011

Resenha do texto " A submissão feminina no conto Piña de Pardo Bazán”



Gláucia Barbosa de Negreiros ¹

O texto “A submissão feminina no conto Piña de Pardo Bazán” é uma análise do conto Piña que faz parte dos “Cuentos nuevos” uma serie de 36 contos breves de Emilia Pardo Bazán, escrito por Maria Mirtis Caser da Universidade Federal do Espírito Santo. A analise mostra o papel submisso da fêmea através do personagem vivida por Piña e o papel do macho vivido nas atitudes de Coco. O texto Piña traz como foco principal os grandes problemas vividos pelo homem e a mulher moderno no sec. XIX, a disputa de força entre os que queriam modernizar Espanha e os que desejavam manter-se fiéis as raízes e a analise do mesmo.
O Conto vivencia as desventuras da personagem que dá nome ao conto, uma fêmea macaquinha de origem cubana que sofre todo tipo de violência, da física a expatriação e da prisão, pelo macho e moradores da casa em que vive, e todas as confusões que apronta são próprias de sua espécie e as providências que tomam os humanos em relação a suas travessuras decorrem do mal comportamento do animal. De uma das fugas de Piña, conseguiram resgatá-la com vida por milagre. O acaso fez com que Piña vivesse a situação e nada se pode fazer para mudar seu destino, a família a que Piña foi incorporada tentou adoçar e fazê-la suportar sua pobre vida.
A família continua sua campanha pela felicidade de Piña e decide que para dar à pobre expatriada, que depois de uma embriaguez por querosene, estava totalmente deprimida e saudosa de sua terra natal, um motivo para viver, o importante era providenciar-lhe companhia e um capitão de navio aceita o encargo de trazer um noivo para Piña, e chega o noivo que transformando a já sofrida vida de Piña num suplício, pois a partir do primeiro dia o marido de Piña, que recebeu o nome significativo de Coco se converteu em um opressor, apartir da chegada do mesmo ela passou a sofrer muito mais, com a sua violência e um dia morreu com tantos sofrimentos.
A autora mostra na analise a relação entre Piña e Coco, na convivência deles dois; a diferença do vocabulário para falar do macho e da fêmea; o registro da dor e do medo que a fêmea tem na sua relação com o macho; a autora também registra a submissão feminina da luta pela igualdade do papel feminino e masculino e a submissão da fêmea a traves dos personagens “Coco e Piña”; ela também registra as demonstrações de violência de Coco e a indiferença com que a sociedade da época vê essas relações; a autora também mostra a exposição dos corpos do colonizado junto à nudez de Pina; e ainda a autora percebe a forma que se é dado os nomes dos personagens em especial o nome de Piña que é o nome de uma fruta acida e não suave, todas essas características a autora mostra através de citações retiradas do texto, exemplificando uma a uma em sua analise.
Através da analise do texto estudado podemos fazer uma reflexão sobre a narração estudada, e o papel da mulher na sociedade, a forma submissa que a mulher tem se comportado desde dos séculos passados ate a época contemporânea.
A autora apresenta na analise a fragilidade da burguesia da Espanha em relação à França e Inglaterra, e a mudança que a Espanha obtém através de um movimento intelectual no sec. XIX, depois do ano 1980 com as idéias de Krausismo na Espanha começa o crescimento da educação e a pesquisa, a educação das mulheres foi oficializado em 1910, sendo que o analfabetismo feminino na Espanha é grande ate o sec. XIX.
Com esse contexto teórico a autora mostra também que o conto Piña escrito nesta época não tratou da submissão feminina por acaso, teve toda uma situação para tal criação do mesmo.
O conto traz muito da nossa realidade, a submissão feminina é um assunto muito presente em nossa sociedade, e isso traz fatos negativos a mesma, podemos perceber que quanto maior a educação feminina em um país maiores as chances de crescimento, mais sempre estamos presenciando o lado oposto desta afirmação, pois muitas mulheres vivenciam a realidade da exploração e submissão feminina.
________________________________________________________

Graduanda do Curso de Letras da Universidade Estadual da Paraíba. ¹



Nenhum comentário:

Postar um comentário