segunda-feira, 11 de julho de 2011

Como fazer um resumo de um artigo científico?

Resumo
O resumo redigido pelo próprio autor do trabalho na língua original, deve constituir a síntese dos pontos relevantes do trabalho, tais como: tema, problema de pesquisa, justificativa, objetivo(s), material e  método proposto, os resultados alcançados, as conclusões e recomendações. O resumo deverá conter aproximadamente 250 palavras. O resumo deve ser digitado em um só parágrafo.  
As pessoas se baseiam no Resumo para decidirem ler ou não o restante de um artigo. Assim, resuma de maneira precisa os tópicos principais do artigo  e as conclusões obtidas através do seu trabalho. Limite o número de tópicos para evitar confusão na identificação da mensagem principal do artigo. Não inclua referências, figuras ou equações nesta seção.

Palavras-chave em língua portuguesa 
É necessário a inclusão de um conjunto de palavras-chave que caracterizem o seu artigo. Estas palavras serão usadas posteriormente para permitir que o artigo seja encontrado por sistemas eletrônicos de busca. Por isso, você deve escolher palavras-chave abrangentes, mas que ao mesmo tempo identifiquem o(s) assunto(s) de que trata o artigo. 

Inêz Barcellos de Andrade 
Maria Cristina  Miranda Lim